Logotipo Real Gramas

Sobre a grama

Grama Batatais Paspalum notatum


A grama Batatais, que também é conhecida como Grama Matogrosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha, Gramão, Grama de Égua e Grama de Pasto é uma grama muito popular em todo o mundo. Ela é originalmente de pasto e se adapta bem em qualquer tipo de clima, desde a Equatorial, Tropical, subtropical e tropical de altitude.
A grama Batatais é nativa das Américas, principalmente da América do Sul e pode atingir até 30 cm de altura.
Ela é facilmente reconhecida pela inflorescência em forma de “V” mostrado abaixo. 

Características

A grama Batatais possui folhas pequenas, duras e largas, com textura de veludo e se adapta bem em áreas grandes e amplas com muita incidência da luz do sol.
Ela possui alta resistência a solos secos e pobres e é de rápido crescimento, principalmente durante o verão. Portanto, ela é bastante comercializada no plantio de áreas grandes.
Ela também é resistente ao pisoteio, então ela pode ser usada em áreas recreativas como playgrounds, inclusive em haras, uma vez que ela também serve de pasto.
A grama Batatais possui raízes profundas, o que faz com que a sua retirada para comercialização seja feita com enxada, e não com o uso de máquinas, originando placas de formato irregular. Porém, pelo fato de ela possuir raízes profundas, ela é bastante utilizada no plantio de áreas não planas, como as apresentadas abaixo, principalmente visando à contenção de erosão. 

Onde plantar a grama batatais?

A grama Batatais pode ser plantada em áreas amplas e espaçosas.
A grama Batatais possui raízes mais profundas, assim, ela é bastante utilizada no plantio de:

– Encostas
– Taludes
– Barrancos
– Paredes de açudes
– Represas
– Ideal para a contenção de erosão do solo
– aterros
– platôs e áreas amplas
– margens e canteiro central de rodovias
– áreas de recreação
– Haras 

Quando posso plantar a grama batatais?

A grama Batatais pode ser plantada em qualquer época do ano, mas de preferência durante o verão quando a incidência do sol é maior e o seu crescimento é mais rápido. 

Como plantar a Grama Batatais?


O plantio da Grama Batatais requer um pouco mais de cuidado uma vez que ela é muito susceptível à infestação de ervas daninhas entre a fase de plantio até o seu estabelecimento.
Porém, ela é resistente a solos pobres e com poucos nutrientes, o que torna o preparo e manutenção da grama mais fácil.
• Antes de receber a grama: Prepare bem o local onde a grama será plantada. Pedras, sujeira e entulhos e principalmente ervas daninhas devem ser retirados. Antes e durante o plantio e nas primeiras semanas após o plantio, ela é bastante susceptível à infestação por ervas daninhas.
• Não é necessária a adubação do solo antes, porém, dependendo do solo, a consulta a um especialista de solos e engenheiro agrônomo é recomendada para verificar e analisar o solo antes do plantio. O solo arenoso e levemente texturizado é ideal para a grama Batatais.
• Transporte da grama: Geralmente, a grama Batatais é transportada em forma de placas (ou tufos) irregulares de aproximadamente 40 cm x 40 cm.
• Ao adquirir a grama: uma vez descarregada, a grama deve ser plantada imediatamente e as placas colocadas com um certo espaçamento entre elas, uma vez que o crescimento da grama é rápido, e a grama preencherá os espaços vazios rapidamente.
• Uma vez plantada: a grama Batatais deve ser regada diariamente e fartamente nos primeiros 20 dias de plantio.
• Podas: a grama Batatais necessita ser podada regularmente devido ao seu rápido crescimento.
• Uma vez estabelecida, a Grama Batatais não precisa ser regada regularmente uma vez que ela é bastante resistente à seca por causa de suas raízes profundas. Além disso, ela é resistente à inundações podendo ficar até 30 dias sob efeito da inundação.
• A grama Batatais também pode tolerar fogo moderado.

Para mais informações, leia o artigo Como Plantar Grama Batatais 

Vantagens

• A grama Batatais possui raiz mais profunda e portanto, ela é ideal para plantio de barrancos, encostas, paredes de açudes e para contenção de erosão.
• Baixo custo
• Boa Resistência
• Adapta-se bem a solos pobres e pouco férteis
• Adapta-se bem à alta incidência de luz do sol e áreas verdes grandes

Desvantagens


• Não se adapta em áreas de pouca luz do sol (meia sombra e sombra)
• O formato das placas para plantio é irregular (ela é retirado com enxada)
• Requer podas frequentes por crescer muito rápido
• Susceptível a ervas daninhas


Principais indicações

A grama Batatais é ideal para a contenção de erosão do solo em áreas inclinadas tais como taludes e encostas.
Cuidados Especiais:
Os cuidados à Grama Batatais estão concentrados principalmente durante o período inicial do plantio até o seu estabelecimento devido à sua grande susceptibilidade ao ataque de ervas daninhas.

Cuidados Especiais

Sua poda deve ser feita sempre que a altura das folhas superar 5 cm.

Deixe seu comentário

Comentários

OLÁ, SOMOS DE MACEIÓ-AL. PRECISAMOS DE 4,200M2 DE GRAMA BATATAIS, OS SENHORES TEM EM PLACA OU EM SEMENTES. PEDIMOS NOS ENVIAR ORÇAMENTO. ARCIRON/CCB ENGª LTDA

Boa noite Queria solicitar informações referente a grana batatais preço frete.

Queria saber o valor e se vcs entregam 1000m2 em Serra Es

Boa tarde , qual o preço da grama batatais e o frete para São João da Boa Vista sp.

Boa noite queria saber qual valor do metro quadrado da grama batatais ppra conter encostas, necessito de 1400 metros quadrado.... Meu cep 29156_035 Necessito desta resposta pra amanhã se possível pois vou viajar na sexta-feira

Gostaria de saber preço por metro quadrado acima de 1.000 metros quadrados.

Ver mais comentários