Logotipo Real Gramas

Sobre a grama

Grama Santo Agostinho Stenotaphrum secundatum

A Grama Santo Agostinho, conhecida também como Grama Inglesa é originalmente da América do Norte e é encontrado em praticamente todo o continente americano (sul, central e norte), bem como nas regiões mediterrâneas, ilhas do pacífico e na Nova Zelândia.
Ela é uma grama que se adapta bem em regiões com bastante incidência de luz solar mas também em regiões de meia sombra. Como ela forma um gramado bem denso, ela resiste bem às infestações por insetos e ervas daninhas. Além disso, ela é muito indicada para beiras de lagos e áreas litorâneas onde há um alto índice de umidade, crescendo bem em regiões de climas tropicais.

Características
A Grama Santo Agostinho possui folhas planas, estreitas, pequenas e pontiagudas sem pêlos, de coloração verde escura e cresce formando uma camada bem densa.
A grama Santo Agostinho tolera bem o sol pleno e em áreas de meia sombra. Ela é muito utilizada em regiões de pasto e fazendas.
A Grama Santo Agostinho é uma das concorrentes diretas da Grama Bermudas. Porém, ela é menos resistente às pisaduras e à seca quando comparada com a Grama Bermudas.

Onde plantar a grama Santo Agostinho?
A Grama Santo Agostinho é do tipo rizomatoso, ou seja, o caule fica abaixo do solo e emite as folhas para cima. Assim, a Grama Santo Agostinho forma um denso gramado e é bastante recomendada para:
– Jardins residenciais
– Condomínios
– Empresas
– Pasto
– Sítios e fazendas
– Beira de piscinas, lagos e rios
– Gramados em regiões litorâneas

Quando posso plantar a grama Santo Agostinho?
A Grama Santo Agostinho cresce bem no verão, e portanto, ela é recomendada para a época mais quente do ano. Ela não tolera bem ao frio e portanto, não se recomenda o plantio no período do inverno e nas épocas de frio intenso, principalmente no sul do país.

Como plantar a grama Santo Agostinho?
Antes de receber a grama: Prepare o local onde a grama será plantada retirando ervas daninhas, pedras, sujeira e entulhos. Tente preparar o solo de maneira mais uniforme possível sem desnível e “morrinhos”. Não é necessária a adubação prévia do solo, porém, dependendo da região, a consulta a um especialista de solos e engenheiro agrônomo é recomendada para verificar e analisar o solo antes do plantio.
Transporte da grama: Geralmente, a Grama Santo Agostinho é transportada em forma de placas de 40 cm x 125 cm na forma de rolos, que, além de facilitar o plantio, ela evita o dano à grama que poderá ser transportada por longas distâncias.
Ao adquirir a grama: uma vez descarregada, a grama deve ser plantada imediatamente e as placas colocadas lado-a-lado. Toda a área da grama plantada deve ser coberta com terra.
Uma vez plantada: a Grama Santo Agostinho deve ser regada diariamente e fartamente nos primeiros 30 dias de plantio.
Uma vez o gramado estabelecido e adaptado ao solo: a Grama Santo Agostinho deve ser regada constantemente, de preferência usando-se irrigação automática para evitar perda excessiva da água e otimizar a irrigação homogênea da grama.
Podas: a grama Santo Agostinho pode ser podada quando a grama atingir mais de 3 cm de altura.
Adubação: Recomenda-se adubar a Grama Santo Agostinho a cada 4 meses. Além disso, se a grama for plantada em uma região onde o inverno é rigoroso e frio, recomenda-se cobrir a grama com terra na época do frio entre o outono e inverno.

Cuidados especiais 
A grama Santo Agostinho pode ser cultivada a pleno sol ou em áreas de meia-sombra, em solos férteis, com adubações pelo menos 3x por ano e regas regulares.
A grama Santo Agostinho tolera pouco a pisoteios, e portanto ela não é indicada para locais de tráfego de pessoas muito intens.
Multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.
A grama Santo Agostinho deve ser aparada sempre que alcançar mais de 3 cm de altura, não reduzindo mais do que 1/3 de sua altura no corte. Recomenda-se fazer a apara da grama durante o período da primavera ou verão removendo as folhas mortas o que torna o aspecto da grama com um verde mais vivo.
O pH ideal para a Grama Santo Agostinho é em torno de 5,0 a 8,5.

Ervas Daninhas 
Uma vez que a Grama Santo Agostinho forma uma densa camada, ela é muito resistente à ervas daninhas. Se no momento do plantio da grama houver algumas ervas daninhas, elas tenderão a desaparecer conforme o crescimento da grama Santo Agostinho que, por apresentar uma característica bem densa comparado às outras gramas, ela impede que as ervas daninhas cresçam e se multipliquem.
Porém, se antes do plantio o solo estiver muito infestado com ervas daninhas, é recomendado o tratamento da mesma antes do plantio.
Para mais informações sobre o combate às ervas daninhas, leia o artigo Como Combater as Ervas Daninhas.

Vantagens
• A Grama Santo Agostinho tolera bem o sol pleno e meia sombra.
• A Grama Santo Agostinho é resistente às ervas daninhas.
• A Grama Santo Agostinho pode ser plantada em áreas de alta umidade como beiras de lagos, rios e piscinas.
• A Grama Santo Agostinho se adapta em solos com grandes variações de pH, porém o pH ótimo para ela é entre 5,0 a 8,5.
• A Grama Santo Agostinho requer menos fertilizantes comparada a outros tipos de grama. Mas isso depende da região onde a grama é plantada, e portanto a consulta a um especialista de solo ou agrônomo é sempre recomendada.
• A Grama Santo Agostinho pode ser plantada em regiões onde a salinidade da água ou terra é alta, como em regiões litorâneas.
• A Grama Santo Agostinho se multiplica bem durante o verão.
• A Grama Santo Agostinho requer manutenção moderada comparada às outras gramas.

Desvantagens
• A Grama Santo Agostinho não resiste ao pisoteio e tráfego intenso.
• A Grama Santo Agostinho não tolera frio intenso.
• Se a A Grama Santo Agostinho crescer muito, a sua pode ser mais difícil.
Como a Grama Santo Agostinho é vendida
A Grama Santo Agostinho é cultivada em viveiros e é normalmente vendida na forma de placas (pallets ou páletes), mudas e rolos de 40 cm x 125 cm.

Deixe seu comentário

Comentários

Boa tarde, Resido no município de Piúma, litoral do E.Santo e estou fazendo um pequeno jardim com cerca de 70 m2 de área para gramado. Pretendo utilizar a espécie Santo Agostinho. Solicito informações a respeito de valor e se acertei na escolha. Desde já agradeço, Atenciosamente,