Logotipo Real Gramas

Sobre a grama

Grama Bermuda Cynodondactylon

A Grama Bermudas é originalmente do Oriente Médio. Porém, como o nome é sugestivo, presume-se que esta grama tenha sido introduzido nas Américas através das Ilhas Bermuda no Caribe onde ela é uma espécie bastante invasiva. Ela é uma grama bastante resistente ao calor e à seca, à variações grandes de pH do solo além de tolerar bem a alta salinidade da água e solo e ao pisoteio intenso.

Esta grama também se estabelece facilmente em solos rasos e rochosos. Como ela forma um gramado bem denso, ela é muito utilizada em campos esportivos, especialmente em campos de golfe, futebol e hípicas. Uma vez que ela forma esse denso tapete e apresenta um crescimento rápido, ela é bastante resistente à infestações por ervas daninhas.

Características
A Grama Bermudas possui folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde vivo atingindo cerca de 5 cm de altura.
A grama Bermudas tolera bem ao calor intenso, falta de água e pisoteio intensos. Dessa forma, ela é amplamente usada em gramados de climas temperados, especialmente em campos esportivos. Nos Estados Unidos, existe uma variante da Gramas Bermudas conhecida como Tifway-419. Esta grama é a principal grama usada em campos de futebol americano e golfe nas regiões desérticas do Sudoeste Americano e Planaltos do Sul, tais como o Arizona e Texas.

Onde plantar a grama bermudas?
A Grama Bermudas é amplamente usada em regiões de clima quente e é perfeita para:
– Campos Esportivos: Futebol, Golfe, Pólo, Críquete
– Jardins residenciais
– Condomínios
– Empresas
– Parques
– Beira de piscinas
– Locais de recreação e Playgrounds
– Regiões Litorâneas onde há maior concentração de sal no solo e água

Quando posso plantar a grama bermudas?
No Brasil, a Grama Bermudas pode ser plantada em qualquer época do ano uma vez que ela é resistente ao calor intenso do verão e à época de secas do inverno.

Como plantar a grama bermudas?
Antes de receber a grama: Prepare o local onde a grama será plantada retirando ervas daninhas, pedras, sujeira e entulhos. Tente preparar o solo de maneira mais uniforme possível sem desnível e “morrinhos”. Apesar de a Grama Bermudas crescer em solos rasos e rochosos, recomenda-se plantar a Grama Bermudas em solos férteis para o seu crescimento saudável. Em caso de dúvida, recomenda-se a consulta a um especialista de solos e engenheiro agrônomo para verificar e analisar o solo antes do plantio.
Transporte da grama: Geralmente, a Grama Bermudas é transportada em forma de placas de 40 cm x 125 cm na forma de rolos, que, além de facilitar o plantio, ela evita o dano à grama que poderá ser transportada por longas distâncias.
Ao adquirir a grama: uma vez descarregada, a grama deve ser plantada imediatamente e as placas colocadas lado-a-lado. Os pedaços menores de grama (retalhos) poderão ser utilizados para preencher as lacunas deixadas entre as placas de grama. Toda a área da grama plantada deve ser coberta com terra.
Uma vez plantada: a Grama Bermudas deve ser regada imediatamente, diariamente e fartamente nos primeiros 30 dias de plantio.
Uma vez o gramado estabelecido e adaptado ao solo: a Grama Bermudas pode ser regada semanalmente, de preferência usando-se irrigação automática para evitar perda excessiva da água e otimizar a irrigação homogênea da grama.
Podas: a Grama Bermudas pode ser podada quando a grama atingir 2 a 3 cm de altura, porém, se desejar, ela pode ser podada quando ela atingir 4 a 5cm de altura.
Adubação: Recomenda-se fazer adubação constante da Grama Bermudas uma vez a cada 6 meses para que a grama cresça saudável e bonita.

Cuidados especiais
A grama Bermudas deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares, porém, ela resiste bem à seca, e portanto, pode sobreviver bem a regas irregulares.
A grama esmeralda deve ser aparada sempre que alcançar 2 a 3 cm. Recomenda-se fazer a apara da grama durante o período de verão e primavera, uma vez que o seu crescimento diminui durante o outono podendo entrar em dormência durante o inverno.

Ervas Daninhas
A Grama Bermudas é muito resistente à ervas daninhas uma vez que ela forma um denso gramado, além de tolerar bem a infestações por insetos. Se a Grama Bermudas sofrer algum dano, seja ela causada por pisoteio muito intenso, infestações de ervas daninhas e insetos, ela pode se recuperar e se restabelecer rapidamente.
Caso necessite, a Grama Bermudas tolera bem aplicações de herbicidas seletivos em caso de infestação por ervas daninhas.
Para mais informações sobre o combate às ervas daninhas, leia o artigo Como Combater as Ervas Daninhas.

Vantagens
• A Grama Bermudas se estabelece facilmente formando um denso gramado.
• A Grama Bermudas é muito resistente ao pisoteio. Assim, ela é muito utilizada para campos esportivos como futebol e golfe, em playgrounds e em áreas de tráfego intenso de pessoas como parques.
• A Grama Bermudas é resistente a ervas daninhas e a insetos,
• A Grama Bermudas tolera bem altas temperaturas e falta de água.
• A Grama Bermudas se adapta em vários tipos de solo, com grandes variações de pH: de ácido, neutro a pH básico (alcalino). Mas isso depende da região onde a grama é plantada, e portanto, a consulta a um especialista de solo ou agrônomo é sempre recomendada
• A Grama Bermudas requer menos irrigação comparada aos outros tipos de gramas.
• A Grama Bermudas é bem tolerante a sais, e portanto, o uso de água salobra e “pesada” é possível.
• A Grama Bermudas é ideal em regiões litorâneas, para jardins de casas de praia e condomínios perto da praia.
• A Grama Bermudas é a mais resistente em solos rasos e rochosos quando comparada às outras gramas.

Desvantagens
• Não é recomendado para áreas de muita sombra e regiões muito frias.

Formato
A grama Bermudas é cultivada em viveiros e é normalmente vendida na forma de placas (pallets ou páletes), mudas e rolos de 40 cm x 125 cm.

Deixe seu comentário

Comentários

Gostaria de uma cotação de 350 mts de grama Bermuda entregue em São Roque

cotação de grama bermudas. 1000 metros Cruzeiro do Oeste parana.

cotação de grama bermudas. 1000 metros Cruzeiro do Oeste parana.

cotação de grama bermudas. 1000 metros Cruzeiro do Oeste parana.

Ver mais comentários